domingo, 1 de abril de 2012

Hosana nas alturas!

Domingo de Ramos

Bendito o que vem em nome do Senhor!

Do Livro do Profeta Isaías (50, 4-7)

O Senhor Deus deu-me língua adestrada, para que eu saiba dizer palavras de conforto à pessoa abatida; Ele me desperta cada manhã e me excita o ouvido, para prestar atenção como um discípulo.
O Senhor abriu-me os ouvidos; não lhe resisti nem voltei atrás.
Ofereci as costas para me baterem 
e as faces para me arrancarem a barba; 
não desviei o rosto de bofetões e cusparadas.
Mas o Senhor Deus é meu Auxiliador, 
por isso não me deixei abater o ânimo,
conservei o rosto impassível como pedra,
porque sei que não sairei humilhado.

Leiamos também o Salmo 21
Eloi, Eloi, lamá sabactani?

Do Missal Dominical (pag. 250)

Jesus escolhe uma pobreza radical
Na encarnação, Jesus fez sua a pobreza radical do homem perante Deus.
Coerente com esta escolha, apoiou-se na palavra do Pai, que nas escrituras e nos acontecimentos lhe indica o caminho para cumprir sua missão;
não se subtraiu à condição de homem pecador, ao sofrimento que provem do egoísmo, nem aos limites da natureza humana, entre os quais, antes de tudo, a morte. Um homem como todos, um pobre em poder de todos; assim o mostra o sucinto e objetivo relato dos evangelistas. Vemo-lo como uma vítima da intolerância e da injustiça, um amotinador ou, quando muito, um sacrificado pelos seus por um falaz cálculo político.
Mas isto não bastaria para dele fazer um salvador. O que resgata a sua morte, o que o transfigura - para ele e para nós - é o imenso peso de amor com que faz dom da vida, para libertar-nos da violência e do ódio, do fanatismo e do medo, do orgulho e da auto-suficiência; para tornar-nos - como ele - disponíveis a Deus e aos outros, capazes de amar e perdoar, de ter confiança e reconstruir, de crer no homem ultrapassando as aparências e as deformações.

Oração pessoal

Como eu te peço, Senhor, que me dês as palavras certas a cada momento, que me ajudes a ver o próximo e não só a mim mesma. Como eu te peço, Senhor, que me faças prosseguir no teu seguimento sem vacilar e sem voltar atrás, 
que eu consiga, por tua graça, escutar a tua voz.
Como eu te peço, Senhor, que a teu exemplo, 
eu jamais me deixe abater pelo desânimo.
Como eu te peço, Senhor, 
que eu tenha sempre diante de mim a certeza da vitória,
apesar de todos os acontecimentos negativos desta vida.
Sejas, Senhor, o meu Auxiliador!
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário